Prensky me convenceu de que a nova pedagogia funciona.
E que o papel da tecnologia é o de apoiar a nova pedagogia, a partir da qual, os alunos ensinam a si mesmos, com a orientação do professor.
Não são os professores que devem usar a tecnologia para ensinar seus alunos. Os alunos é que deveriam usar a tecnologia para ensinar a si mesmos.
Os alunos estão ansiosos por usar o tempo de aula para aprender por conta própria.
"Professores, parem de palestrar e comecem a permitir que seus alunos aprendam por si mesmos!"
Segundo Prensky, o papel do professor "não é tecnológico, mas intelectual, fornecendo aos alunos contexto, assegurando qualidade e ajuda individualizada."
A tecnologia atual oferece aos alunos todos os tipos de ferramentas para que possam aprender sozinhos.
É claro que os professores que adoram tecnologia devem se sentir livres e à vontade para aprender e para usar também essa tecnologia.
Por sugestão da professora Marilda Machado Spindola, comecei a pesquisar ferramentas que pudessem auxiliar minha prática educativa. Fiquei surpresa com a quantidade de material disponível!
Conheci vários repositórios de objetos de aprendizagem, dentre eles, o RIVED: http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php
Conheci vários repositórios de objetos de aprendizagem, dentre eles, o RIVED: http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php
“O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno."
Transcrevo aqui as facilidades que esta ferramenta oferece:
"As atividades presentes no repositório são acompanhadas de um guia do professor com sugestões de uso dos objetos.
No campo de pesquisa digite uma palavra ou área de conhecimento e clique em Pesquisar.
Ao digitar a área de conhecimento o sistema listará todos os conteúdos publicados naquela área.
O resultado da busca possibilita conhecer e selecionar a atividade de interesse.
Cada conteúdo/atividade possibilita:
O Guia do Professor - com sugestões de uso do conteúdo.
O Download - que permite baixá-los e arquivá-los para uso posterior.
A Visualização - que permite a execução diretamente da internet.
O Detalhes - que traz informações técnicas e pedagógicas sobre o conteúdo.
O Comentar - que permite opinar, criticar, sugerir sobre cada atividade vista. Aqui as experiências de todos os usuários serão compartilhadas.
Os comentários podem ser visualizados no botão Detalhar.
Ainda, algumas atividades possuem a indicação de um vídeo da TV Escola que complementa o assunto.”
Um exemplo: Pesquisei um objeto para o ensino fundamental, na área de ciências/geografia, para trabalhar o sistema solar. Encontrei um objeto para o 5º ano que apresenta conceitos sobre o sistema solar e comparações entre os planetas.
Ainda pesquisando encontrei outros sites maravilhosos:
O portal do professor traz uma sugestão de aula completa para o 5º ano do ensino fundamental:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24014
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24014
O ciência-cultura traz atividades para o nível infantil, básico e avançado:
O smartkids têm informações, curiosidades, jogos, passatempos...
"O Só Biologia faz parte da rede educacional do Grupo Virtuous, que desenvolve sites e portais com conteúdos gratuitos e abertos à comunidade, além de produzir e comercializar produtos educacionais, como videoaulas, jogos divertidos e CDs com materiais didáticos, realizando uma união perfeita entre pedagogia, informática e entretenimento."
Em geral, o usuário precisa apenas saber usar o mouse para utilizá-los, pois todos são bem intuitivos, de fácil entendimento e manuseio.
Possibilitam, além de informação, motivação para aprender.
Então, minha aula sobre sistema solar, para o 5º ano, começaria assim: O que é um planeta? Quantos planetas existem no sistema solar? 8? 9?
Vocês têm 15 minutos para usar suas tecnologias e descobrir quais são e, depois, vamos discutir o que vocês encontraram...
Em seguida, pediria ajuda dos alunos para construir um roteiro de estudos, de acordo com a curiosidade deles sobre o assunto. As 'descobertas' serão socializadas. Cada grupo apresenta seu tema da maneira que achar melhor.
E aqui é que entra o papel fundamental do professor: motivador do conhecimento. Se o professor tiver sensibilidade, transforma qualquer aula em um espetáculo (com várias apresentações)... ;)
Então, minha aula sobre sistema solar, para o 5º ano, começaria assim: O que é um planeta? Quantos planetas existem no sistema solar? 8? 9?
Vocês têm 15 minutos para usar suas tecnologias e descobrir quais são e, depois, vamos discutir o que vocês encontraram...
Em seguida, pediria ajuda dos alunos para construir um roteiro de estudos, de acordo com a curiosidade deles sobre o assunto. As 'descobertas' serão socializadas. Cada grupo apresenta seu tema da maneira que achar melhor.
E aqui é que entra o papel fundamental do professor: motivador do conhecimento. Se o professor tiver sensibilidade, transforma qualquer aula em um espetáculo (com várias apresentações)... ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário